O açúcar é um dos principais vilões de uma alimentação saudável e não são poucas as complicações que ele pode trazer para o organismo. Ele está presente em muitos alimentos que consumimos no nosso cotidiano, principalmente doces e industrializados.
O açúcar refinado quase não possui nutrientes e ainda contém vários produtos químicos usados no processo de industrialização. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, chegaram até a comparar o perigo deste componente aos do cigarro e do álcool.
O consumo excessivo pode causar doenças como diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares, triglicérides alto, problemas no fígado e hipertensão arterial. Não é impossível eliminar o açúcar de nossas vidas e este artigo vai provar como. Confira algumas dicas de como substituir o açúcar na alimentação.
1 – Mel
Além de saboroso, o mel de abelha é um adoçante natural e rico em ferro, cálcio, potássio e magnésio. Comer mel com frequência melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico, equilibra a flora intestinal, atua como antioxidante, deixa a pele mais saudável e ainda é um poderoso remédio contra doenças respiratórias.
Mesmo sendo tão benéfico, o mel também deve ser consumido com moderação. A diferença do teor calórico do açúcar e do mel são pequenas: enquanto uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias, uma de mel teria entre 46 e 55 calorias, então sim, comer muito mel colabora com o ganho de peso.
O consumo do mel deve ser controlado e em pequenas quantidades, com exceção para diabéticos e crianças menores de um ano, que não podem comer mel em nenhuma circunstância.
2 – Stevia
A Stevia é um adoçante natural extraído de uma planta nativa da América do Sul, vendido em gotas ou em pó, em lojas de produtos naturais ou supermercados. Não oferece risco de engordar, pois não possui nenhuma caloria e ainda adoça 300 vezes mais que o açúcar comum.
Também traz alguns benefícios para a saúde, como diminuir a pressão arterial e o açúcar do sangue. A parte boa é que a Stevia pode substituir o açúcar em tudo, inclusive em receitas.
3 – Xilitol
O xilitol é retirado da casca do milho e é muito semelhante ao açúcar, porém com um teor calórico muito menor, tendo cerca de 2,4 calorias por grama (enquanto o açúcar tem 4). Seu consumo ajuda a proteger os dentes de cáries e prevenir osteoporose e, assim como a Stevia, o xilitol também pode ser usado em receitas culinárias.
4 – Açúcar de coco
Extraído da seiva dos coqueiros, o açúcar de coco é semelhante ao açúcar refinado no teor calórico, mas este possui muito mais nutrientes como ferro, zinco, potássio e cálcio, além de não possuir conservantes e não passar por processo de refinamento.
Apesar dos benefícios, também deve ser mantido a cautela com o açúcar de coco, pois além das calorias ele tem uma alta quantidade de frutose, substância também presente no açúcar refinado que pode ser prejudicial para a saúde.
5 – Xarope de bordo
Também chamado de maple syrup ou ácer, o xarope de bordo é proveniente de árvores nativas do Canadá e excelente para a saúde, possuindo 24 tipos de antioxidantes diferentes e minerais como ferro, potássio, zinco, cálcio e magnésio. A desvantagem é que, assim como no açúcar, o teor calórico do xarope de bordo é alto e por isso deve ser consumido com moderação.
6 – Melado
Semelhante ao xarope de bordo, o melado (ou melaço) é um xarope escuro retirado da cana-de-açúcar e da beterraba. O melado é rico em cobre, ferro, cálcio, potássio, manganês e selênio, trazendo benefícios para a pele, cabelos, ossos, sistema digestivo e neurológico. Porém, ele também é muito calórico e precisa ser consumido sem exageros.
Referências