Seguir uma dieta à risca, praticar exercícios regularmente e levar um estilo de vida saudável, muitas vezes, não surte o efeito desejado e a perda de peso pode ser mínima. O motivo disso? Metabolismo lento.

A velocidade do metabolismo pode ser definida pelo fator genético ou simplesmente por uma reação negativa do corpo com a dieta adotada. É possível que o organismo tenha uma queima calórica mínima para continuar armazenando o máximo de calorias possível.

Mas existem meios de forçar o metabolismo a funcionar rapidamente e é explorando isso que a Dieta do Metabolismo Rápido pode ajudar a perder muito peso em pouco tempo.

Como funciona?

A maioria das dietas tem um grande foco em consumir apenas alimentos saudáveis e naturais e deixar as guloseimas de lado, mas na dieta do metabolismo rápido as coisas mudam um pouco. O foco não é controlar os carboidratos e eliminar os alimentos gordurosos, mas sim equilibrar o que a pessoa come ao longo da semana.

Existe um plano alimentar que deve ser seguido à risca e nele a pessoa precisa variar o tipo de alimento que consome ao longo de quatro semanas. Os nutrientes são definidos pelos dias da semana:

  • Segunda e terça-feira: carboidratos e frutas;
  • Quarta e quinta-feira: proteínas e vegetais;
  • Sexta-feira e finais de semana: carboidratos, proteínas, vegetais, gorduras e óleos.

Como de costume, nesta dieta também existem algumas regras como:

  • Ter cinco refeições por dia;
  • Comer a cada quatro horas;
  • Após acordar, não ultrapassar 30 minutos sem comer;
  • Beber muita água durante o dia;
  • Sempre seguir a ordem do plano alimentar;
  • Complementar a dieta com exercícios físicos.

Seguindo esse plano alimentar, a tireoide é estimulada a produzir mais hormônios T3 e T4, que são responsáveis por deixar o metabolismo mais rápido. Entretanto, esse é um método por vezes criticado e controverso, pois ainda não foram realizados estudos científicos que comprovam sua eficácia.

Mesmo sendo uma dieta com um cardápio diversificado, também existem algumas restrições alimentares como trigo, milho, soja, açúcar, café, bebidas alcoólicas, frutas secas, corantes e produtos lácteos. Estes alimentos não fazem parte do plano alimentar e devem ser excluídos das refeições até a dieta terminar.

Exercícios físicos

Como citado, a prática de exercícios físicos é fundamental para o sucesso da dieta. Ao mesmo tempo em que a dieta é seguida, também é estabelecida uma rotina de exercícios físicos, pois é ela que auxiliará o metabolismo a continuar rápido, mesmo após o fim do período de quatro semanas.

Essa rotina deve ser realizada da mesma maneira que a dieta. Sempre que a alimentação mudar, as atividades também mudarão:

  • Segunda e terça-feira: exercícios aeróbicos;
  • Quarta e quinta-feira: treinamento com levantamento de peso;
  • Sexta-feira e finais de semana: atividades relaxantes (ioga, massagem etc.).

Acompanhamento profissional

Para seguir a dieta do metabolismo rápido, primeiro você deve se consultar com um nutricionista ou nutrólogo, que de preferência acompanhe a dieta até o final. Este plano de emagrecimento é contraindicado para pessoas que possuem diabetes, problemas no fígado e doenças renais.

Quer fazer esta dieta e não sabe por onde começar? Agende uma consulta e dê o empurrão que você precisa para um emagrecimento saudável.

Referências

Dieta do metabolismo rápido para perder dez quilos em 28 dias

Dieta do metabolismo rápido

Tudo sobre dieta do metabolismo rápido