Ser vegano ou vegetariano? A diferença entre essas duas dietas causa dúvidas na cabeça de muitas pessoas, afinal, ambas são baseadas na ideia de eliminar o consumo de qualquer tipo de carne e estabelecer uma dieta exclusivamente em vegetais e produtos naturais.
Atualmente, cerca de 30 milhões de brasileiros se classificam como vegetarianos. Já o grupo dos veganos vem crescendo cada vez mais e com certeza você já deve ter se perguntado o porquê de tantas pessoas aderirem a esta dieta. Conheça agora quais são as diferenças entre essas duas dietas e os benefícios de cada uma:
Principais diferenças
O vegetarianismo é um movimento mais antigo e tem razões diversas para ser adotado. A grande maioria das pessoas aderem devido ao questionamento ético da matança de animais, excluindo qualquer tipo de carne do cardápio, mas ainda usufruindo de produtos de origem animal, como ovos ou leite. Já os veganos vão mais além, se alimentando exclusivamente de alimentos da terra.
A dieta vegetariana dispõe de muito mais opções, pois mesmo excluindo carnes, aves e frutos do mar ainda é permitido consumir alimentos comuns do nosso dia a dia. Um bolo, por exemplo, pode conter ovos e leite na sua composição, o que já seria contrário ao ideal da dieta vegana.
Ainda existe algumas variações da dieta vegetariana, sendo a mais comum delas a ovo lacto-vegetariana, que não exclui os alimentos de origem animal. A lacto-vegetariana exclui os ovos, além da carne, mas consome tudo que é lácteo. A ovo-lacto-vegetariana evita qualquer produto de origem animal, sendo mais parecida com a vegana.
A dieta vegana não possui essas variações, sendo estrita a não comer carne nem nenhum tipo de produto de origem animal, seja ovos, leite ou até mel. Sua alimentação é a base de frutas, legumes e verduras, também podendo incluir algumas alternativas naturais como o leite de soja, por exemplo.
Benefícios
É possível afirmar que ambas as dietas são saudáveis, com ênfase na dieta vegetariana, que consegue compensar a falta de vitaminas e outros nutrientes presentes na carne por meio dos ovos e outros alimentos de origem animal. Já no caso da dieta vegana, apesar de saudável há algumas nuances que a torna mais difícil de seguir. O lado bom é que ambas as dietas diminuem a incidência de câncer, tendo a vegana um efeito até maior que a vegetariana.
Os veganos precisam se atentar a falta de certas vitaminas que são encontradas apenas em alimentos de origem animal, como a B12, sendo necessário compensar essa deficiência por meio de suplementos e produtos fortificados. É importante se atentar também a falta de vitamina D, ferro, proteínas, cálcio e ômega-3.
Sabendo os prós e contras de cada dieta, ainda é importante procurar um médico nutrólogo para se informar mais a respeito e saber seguir a dieta corretamente, pois apenas assim é possível levar um estilo de vida totalmente saudável.
Referências:
A saúde melhora quando se vira vegano?